Entrevista com o Profº Herch Moysés Nussenzveig

Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco pelo email cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”. 

Física para vender na banca

Autor de um dos livros didáticos de maior sucesso no Brasil defende medidas para popularizar a Ciência no país

Herch_Moyses_Nussenzveig

Profº  HERCH MOYSÉS NUSSENZVEIG,

paulistano, de 72 anos, autor de 11 livros, entre eles a famosa série Curso de Física Básica, que vendeu mais de 100 mil cópias.

Físico pela USP, é professor emérito da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sua obra lhe rendeu mais de dez prêmios internacionais.

 ÉPOCA – Explique melhor essa proposta dos kits de Ciências.
Nussenzveig –
Minha idéia é ressuscitar uma iniciativa que vingou nos anos 70 com sucesso: a venda de kits em bancas. Consiste numa caixa de isopor preenchida com um folheto ilustrado sobre a biografia de um cientista e um material barato com uma proposta de experiência prática. Por exemplo, uma bobina, um ímã e fios condutores. Com apenas isso, e por cerca de R$ 5, é possível demonstrar a base de toda a nossa distribuição elétrica. Além disso, o adolescente conhece a história de Faraday, um físico que teve pouco acesso à educação formal. Aprendiz de encadernador, ele se educou lendo os papéis que encadernava. Assim, mais do que estimular a curiosidade e o gosto pela Ciência, estamos criando pessoas que pensam.

ÉPOCA – E como fazer isso?
Nussenzveig –
Vai ser um mutirão nacional. Estou reunindo fundações educativas e de amparo à pesquisa para financiar o projeto e a comunidade acadêmica. Primeiro vamos atingir estudantes de ensino médio, mas o objetivo é expandir a idéia para o fundamental e o infantil. Pode ser que usemos as fábricas de brinquedos para produzir esses kits, já que estariam mais bem equipadas.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT52152-15228-52152-3934,00.html

 


4 Respostas to “Entrevista com o Profº Herch Moysés Nussenzveig”

  1. Esperava com ansiedade cada caixinha desta coleção, dada por meu pai. Fiz Química e Medicina, profundamente influenciado pela mesma. Adquiri sólida base experimental fazendo seus experimentos muito bem elaborados. Ainda tenho comigo a maior parte das caixinhas e dois volumes das biografias encadernadas.
    Onde posso comprá-la de novo?

  2. O prof. Nussenzveig mostra ao Brasil que o papel dos cientistas e acadêmicos é maior do que publicar papers e viajar para congressos. Precisamos incentivar a juventude a fazer ciência no país, e só assim o país irá crescer e prosperar. Esperarei ansioso essa coleção Os Cientistas voltar às bancas, e eu mesmo espero iniciar minha coleção particular, que dividirei com minha família e meus alunos de graduação e de pós.

  3. A Revista FAPESP de julho de 2010 publicou uma excelente entrevista com o Prof. Nussenzveig que, entre outros assuntos, fala sobre o projeto de relançamento dos Kits de ciência. Vale a pena ler!

  4. Este é um professor de fato, não aquele que busca apenas diplomas de parede

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: