Quem sou eu…

Bem vindo!

Meu nome é Carlos Alberto Machado, sou Pedagogo e doutor em Educação. Como professor e pesquisador, me preocupo com a didática do ensino e da aprendizagem. Montei esse blog especificamente para auxiliar na campanha de retorno da coleção “Os Cientistas”, lançada na década de 70 pela editora Abril e pela FUNBEC. Se quiser entrar em contato comigo use o mail cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com ou envie algum comentário. Também montei uma comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93227325

Fique a vontade para conhecer meu outro blog: http://futurantiqua.blogspot.com/

site: http://www.jornadanasestrelas.com/

ou minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/camachado/

e meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0650479669216951

O blog Os Cientistas orgulhosamente já esta sendo citado em: http://dfm.ffclrp.usp.br/ldc/index.php

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=coci&sort=titulo&pag=1

E.mail para contato: cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com 

Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco pelo email cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”.

Gostaria de agradecer ao amigo Roberson Caldeira Nunes, que negociou 16 caixas da coleção, o que proporcionou o enriquecimento deste blog.

Anúncios

12 Respostas to “Quem sou eu…”

  1. Tive contato com “Os Cientistas” na minha infância, e até hoje tenho alguns dos fascículos, mas não tenho mais as caixinhas. Eu mesmo juntava o dinheiro para comprá-las. Essa coleção foi muito importante para mim. Hoje sou professor de Física no ensino médio e analista de sistemas.
    Minha sugestão é que as novas caixinhas sejam feitas de papelão reciclado, evitando o uso de isopor que é a base de petróleo.
    Walder Antonio Teixeira

  2. Olá, parabéns pela excelente iniciativa a deste site. Creio que fui bastante influenciado por estes kits de ciência assim como muitos na minha geração que tomaram o gosto definitivo pela ciência. Infelizmente em nosso país iniciativas como esta parceria FUNBEC-ABRIL foram isoladas. Sou Eng. Quimico e coleciono esse tipo de kit, também já consegui importar diversos kits alemães de quimica e física Kosmos e Philips. Lá persiste uma longa tradição nestes kits desde meados de 1920 até hoje.

    http://ee.old.no/chemistry/
    http://norbert.old.no/kits/index.html
    http://www.thamesandkosmos.com/products/chem/c30002.html

    Márcio Luisi

  3. parabens pela iniciativa, a ABRIL esta perdendo tempo e dinheiro por essa demora em relançar OS CIENTISTAS, creio que todos nós que vivenciamos aquela epoca gostAria de colecionar de novo, agora já mas maduros e com situação finaceira melhor.
    sds
    LUIZ CLAUDIO MORATO DO CANTO – PIRACICABA-SP

  4. […] quem quiser saber mais sobre esta série fantástica lançada pela FUNBEC e pela Editora Abril, o Dr. Carlos Alberto Machado, professor da Universidade Estadual do Paraná, criou um blog exclusivamente sobre os kits “Os […]

  5. Não tenho outras palavras para descrever Os Cientistas, exceto como um sonho. A gratíssima lembrança que tenho da série me acompanha sempre. Quando lembro da excelência do material dos kits chego a duvidar se seria possível uma publicação similar hoje em dia. Espero que sim. Curiosamente algo que guardo de muito especial desde a infância com relação aos kits é a memória do maravilhoso cheiro que se evolava quando abríamos as caixinhas – para mim, sempre, cheiro de ciência. Que pena que não guardei nada daquela maravilha, além da deliciosa lembrança.

  6. Gostaria de saber onde posso encontrar os manuais para a execução dos experimentos…Agradeço e parabenizo pela iniciativa.
    Aguardo resposta
    Luis Fernando Campos

  7. parabens,colega educador,Temos que nos empenhar em dar apoio a projetos vitais como este, em benefício de nossos jovens de hoje. Abc , Antônio Panauvo

  8. Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa. Fui um dos colecionadores e se hoje sou um engenheiro com 27 anos de atuação na indústria, devo a esta maravilhosa coleção grande parte da motivação para trilhar este caminho. Temos um déficit abissal na formação de cientistas, técnicos e engenheiros neste país porque simplesmente não estimulamos nossas crianças e jovens a amar a ciência. Precisamos reverter este quadro. Um relançamento da coleção seria um grande passo. Como está a situação com relação ao relançamento? Há alguma perspectiva sólida de relançamento no curto prazo?

  9. Sou professor de Química e muito do início da minha trajetória se deve à coleção Os Cientistas. Quando ela foi lançada eu ainda era pequeno, mas tive contato com a coleção no final do meu ensino fundamental e cheguei a comprar alguns kits de lojas que vendiam “pontas de estoque” de banca de jornal. Com certeza esses kits são o modo mais simples de levar Ciência (com C maiúsculo, e não esse arremedo insosso que muito se ensina nas escolas) para a população em geral que, mesmo frequentando 11 anos de escola básica, não tem a mais vaga noção do que significa “fazer Ciência”. Espero que sua iniciativa seja um sucesso!

  10. MUITO BOM!!!

  11. Excelente iniciativa, um espaço para se divulgar a filosofia científica que ultimamente encontra se como uma lacuna ,principalmente nos jovens!
    Deixo uma sugestão para que se conte a História da Exploração Espacial !
    Sucesso ….Parabéns !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: