Went – hormônios vegetais

Capa_completa

Caixa contendo experimentos sobre hormônios vegetais

Fritz August Went (1863-1935) 

Pesquisador holandês, nasceu em 18 de maio de 1903, na cidade de Utrecht na Holanda. Seu pai, Friedrich A. F. C. Went, foi um dos grandes nomes na história da Botânica do início do século XX. Fritz apoiado nas pesquisas de seu pai iniciou investigações em 1926, o botânico holandês Frits August Went realizou um importante experimento. Ele seccionou o ápice de coleóptilos de aveia ou “teste da aveia”, como ficou sendo conhecido o primeiro experimento por ele realizado, abriu caminho para a fundamentação de um novo ramo da Botânica: o das teorias hormonais. Para suas experiências, Went escolheu como material de estudo a aveia (Avena sativa). Depois de descartadas e lavadas, durante duas a três horas, as sementes eram postas a germinar em placas de Petri, forradas com papel umedecido; o conjunto era mantido no escuro, à temperatura de 25ºC. Essas condições ambientais revelaram fornecer a máxima sensibilidade do coleoptile aos hormônios.

O “teste da aveia”, nome dado à prova hormonal criada por Went, representou o passo decisivo para a criação da teoria dos hormônios do crescimento vegetal – genericamente chamados de auxinas. A distribuição assimétrica das auxinas regula os movimentos geotrópicos e fototrópicos, e responde pela curvatura dos caules de certas plantas, como a ervilha. Ao “teste da aveia” seguiram-se vários outros trabalhos, visando esclarecer a estrutura e a propriedades químicas das auxinas, e sua atuação nos diversos órgãos da planta.

Untitled-1Ao lado, tecido de cenoura cultivado em soluções com concentrações variáveis de auxina.

Com a publicação do livro Phythormones, Went encerrou sua intensa atividade de pesquisa no domínio dos hormônios. passou a dedicar-se a elucidação de problemas referentes à influência do clima no desenvolvimento das plantas. Nesse novo terreno, que explorou já no Desert Resarch Istitute em Nevada, nos Estados Unidos, revelou-se um grande conhecedor da vegetação de montanha e deserto, mas, sobretudo, um homem com profunda compreensão da natureza das plantas.Untitled-2 A foto abaixo demonstra um teste dessa natureza.

Após as pesquisas de Went e sua equipe, firmou-se a importância de investigar o comportamento vegetal sob condições estritamente controladas. Com esta finalidade, vários “phytotrons” foram construídos, em diversos países: Canadá, Bélgica, França, Austrália, Holanda, Suécia e Rússia.

Iniciaram-se também diversas pesquisas sobre os efeitos das radiações atômicas no mundo vegetal. Dessa forma Went é considerado o criador da teoria das auxinas, o defensor da ecologia experimental e autor de uma teoria de colaboração entre as plantas.

Ele ainda sugeriu que do ponto de vista ecológico a colaboração entre as plantas pode ser mais significativa. essas idéias, levando a uma “sociologia” vegetal mais refinada, basearam-se principalmente na influência das micorrizas – associações simbióticas entre raízes de plantas superiores e certos fungos – no desenvolvimento e estabilidade das grandes florestas.

Went faleceu em 01 de maio de 1935 em Little Valley em Nevada (EUA).

Fonte: OS CIENTISTAS. São Paulo: Abril Cultural e Funbec, 1972, p. 797 – 811. Corrigido em 01 de março de 2017.

Contribuição das fotos do kit do Profº Newton C. Frateschi do departamento de física da Unicamp

Anúncios

2 Respostas to “Went – hormônios vegetais”

  1. […] 1926, o botânico holandês Frits August Went (1863-1935) realizou um importante experimento. Ele seccionou o ápice de coleóptilos de aveia, […]

  2. […] 1926, o botânico holandês Frits August Went (1863-1935) realizou um importante experimento. Ele seccionou o ápice de coleóptilos de aveia, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: