5. Kit’s “os cientistas”

E.mail para contato: cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com 

Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco. Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”.

Ao final da coleção com o número 50 “Van de Graaff e Lawrence” uma lista de checagem veio anexa.

Foto do poster para checagem cedida pelo Prof. Newton C. Frateschi da Unicamp

Microscópio

Foto microscópio e lâminas que o acompanhavam.

Crédito da foto: Marcio Luisi 

A Divisão Médica da FUNBEC – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento de Ensino de Ciências – teve sua origem na Universidade de São Paulo, em 1967 com recursos da Unesco. Através da cooperação e trabalho de técnicos e professores de renome, como o seu fundador Isaías Raw e Antonio de Souza Teixeira foi possível a FUNBEC criar uma mentalidade inovadora voltada ao desenvolvimento de equipamentos para aplicação em Cardiologia. A Funbec, numa linha paralela ao desenvolvimento do ensino de ciencias, tornou o monitor, o eletrocardiografo e o desfibrilador, entao disponiveis em hospitais de primeira linha, num equipamento padrão.

A Funbec era uma fundação de direito privado cuja única fonte de renda era a venda de produtos. A empresa ganhava dinheiro com a venda de equipamento médico-eletrônico e gastava com o ensino de ciências. A USP cedia o espaço para a área educacional e administrativa, mas a FUNBEC tinha uma fábrica de 15 mil metros quadrados em Alphaville. A empresa faliu em 1988 e segundo Jose Colucci, gerente geral da Divisão de Engenharia Médica da Funbec, a Divisão Médica, incluindo a fábrica foi vendida para pagar dívidas trabalhistas. Sem fonte de renda própria, a FUNBEC ficou dependente de fontes de financiamento do governo para sustentar os programas de ensino de ciências e foi agonizando até morrer. A FUNBEC promovia cursos de aperfeiçoamento para professores de ciência, ensinando-os a usar mais material prático nas aulas. O kit “Os cientistas”, distribuido nas bancas de revista pela Editora Abril (tiragem: um milhão), foi uma criação da FUNBEC com patente MU 6101531 de 1981. A FUNBEC também ajudou na criação da Estação Ciência, com patrocínio da FAPESP.

No final da década de 50, o impacto do lançamento do primeiro satélite artificial pelo soviéticos, o Sputnik, levou os países ocidentais, sobretudo os Estados Unidos e a Inglaterra a questionar e repensar o ensino de ciências em suas escolas o que resultou na criação de alguns novos projetos curriculares. O IBECC engajou-se nessa tarefa, traduzindo e adaptando essas propostas e produzindo o material experimental que elas exigiam, contando, entre outros, com o apoio do CECISP- Centro de Ciências de São Paulo *, criado em 1965, e da FUNBEC- Fundação para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, fundada em 1966. O IBECC-FUNBEC desenvolveu, assim, até o final da década de 60, um total de 15 projetos para o ensino de 1º e 2º graus. Merecem destaque alguns projetos originais: além da Iniciação às Ciências, já citada, a Coleção Mirim com 30 kits, a Coleção Cientistas de Amanhã com 21 kits e o Projeto Ciências para o Curso Primário, com quatro livros-textos para o aluno e quatro guias para o professor.

A partir de 1971, com o impacto da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o então Ministério da Educação e Cultura criou o Projeto de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN), em 1972, dando grande impulso à produção de materiais didáticos de ciências em nosso país e, como conseqüência, às atividades do IBECCFUNBECC. Nessa época, além de novas coleções de kits e de um Laboratório Portátil de Física, Biologia e Química que permitia o desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula surgiu, ainda em 1972, o projeto “Os Cientistas”, sem dúvida a mais importante iniciativa voltada à divulgação científica desenvolvida no Brasil até os nossos dias. Segundo Krasilchik (20), uma das convicções dos professores do IBECC, na época, era a de que seria possível modificar a atitude do professor em relação ao ensino de ciências, tornando-o mais efetivo e relevante, através do aluno.

As caixas de isopor (kits) eram comercializadas lacradas nas bancas de todo o país

Acreditavam que as crianças e adolescentes que tinham acesso a um material experimental poderiam, através de seu interesse e entusiasmo, contagiar professores e outros estudantes. Além disso eles “acreditavam também que era importante que a população em geral tivesse uma visão apropriada do processo de desenvolvimento científico”. Estas foram algumas das idéias básicas que levaram à elaboração de “Os Cientistas” que se constituiu numa coleção de 50 kits contendo cada um a biografia de um cientista, um manual de instrução e material para a realização de experimentos. A escolha do cientista-tema de cada kit dependia de sua importância na história da ciência, da possibilidade de realização de experiências em casa e da preocupação em abordar as principais áreas da Física, Química e Biologia.

Livros_e_caixas_Volta

Uma associação entre a FUNBEC e a Editora Abril viabilizou o projeto que, sob o ponto de vista editorial, foi um grande sucesso: sua primeira edição, Newton, vendeu 200.000 kits, as outras edições tiveram uma redução, normal nesse tipo de empreendimento, até atingir um patamar estável de vendas de 50.000 kits. Para Krasilchik, “este fato indica um interesse latente pela ciência, que nem sempre é adequadamente explorado pelos educadores na explicação do que realmente constitui o verdadeiro papel da ciência” . A partir de 1980, o IBECC e a FUNBEC tiveram suas atividades gradativamente reduzidas, destacando-se apenas a publicação, iniciada ainda em 1980, da Revista de Ensino de Ciências, hoje extinta, e o projeto de difusão de Centros Interdisciplinares de Ciências, a que vamos nos referir mais adiante. De qualquer, forma o impacto de sua atuação propiciou, certamente, o aparecimento de outras iniciativas do gênero.

Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/ciencialist/message/12654
acesso em agosto de 2003
MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS -CONCEITUAÇÃO E PROPOSTA DE UM REFERENCIAL TEÓRICO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE EDUCAÇÃO, tese doutoprado de ALBERTO GASPAR, 1983  envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.

Fonte: http://www.redetec.org.br/inventabrasil/kitcienc.htm

Se você é pesquisador pode ter acesso ou conhecer grande parte da coleção de kits de “Os Cientistas” no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC)  http://www.fe.unicamp.br/cedoc/  que fica dentro da UNICAMP em Campinas.

Junte-se a nosso time. Se você ainda possui as caixas de isopor em sua casa entre em contato conosco pelo email cipexbr[arroba]yahoo[ponto]com Ajude nossa campanha pelo resgate da memória e história da ciência e para o retorno da coleção “Os Cientistas”.

Fotos dos kits lacrados: Marcio Garcia Luisi e Carlos A. Machado

Todos os direitos reservados pelas imagens utilizadas são da Copyright © 2009, Editora Abril S.A.


90 Respostas to “5. Kit’s “os cientistas””

  1. Tenho alguns Kits de “Os Cientistas” manuais de instruções e brochuras com as biografias. Nunca consegui completar a coleção. Desejaria que meus filhos tivessem o prazer de aprender com outros kits.
    Jurgem

    • Olá achei estes manuais muito interessante.
      Caro Marcelo
      Sou professor de Física de escola pública e gostaria de obter uma copia escaneada dessa coleção. Voce poderia me enviar?
      Agradeço a cordialidade
      Abraços
      INES

  2. Ola
    Sou professor de quimica e biologia e um apaixonado por fisica. Colecionei “Os Cientistas” na decada de 70. Foi a melhor coisa que eu ja vi em termos de ensino de ciências fisicas quimicas e biológicas. Tenho ate hoje as biografias, mas infelizmente não tenho os manuais que acompanhavam as caixas com material para as experiências. Tentei achar em todos os lugares inclusive na editora Abril e na Fumbec. Não obtive nehuma resposta e derrepente achei esse blog. Achei ótimo!
    Será que alguém sabe onde acho os manuais ?
    Abraços
    Claudius

    • Olá!!!!
      Disponho da coleção integral dessa coleção. Se queiseres, posso escaneá-las e enviá-las para ti. Quanto aos reagentes, bem, isso, hoje em dia é facil adquirí-las.
      Abraço

      • Olá Marcelo, caso você já tenha os manuais escaneados e puder me enviar eu agradeceria, pois na minha epoca fiquei maravilhado com estes KITs, nao tinha muito dinheiro na familia para comprar, mas um vizinho meu tinha a colecao completa e montavamos juntos. Amaria poder rever a ilustracoes e instrucoes, quem sabe consigo reproduzir alguma coisa com meus filhos. Parabens pela iniciativa. Meu email e riba_metal@hotmail.com

      • Caro Marcelo
        Sou professor de Física na UFSCar e gostaria de obter uma copia escaneada dessa coleção. Voce poderia me enviar?
        Agradeço a cordialidade
        Abraços
        Fabio

      • Caros senhores, seria mais prudente e solidário se o Marcelo envia-se para o blog o material escaneado que estaria a disposição de todos.
        Grato pela compreensão e abraço a todos!
        Carlos Machado

      • Tudo bem Marcelo! Sou professor de física e venho trabalhando muito no desenvolvimento de experimentos que possam ser realizados na sala de aula. Se você tiver ainda o material scaneado desta coleção agradeceria muito se pudesse me enviar uma cópia

      • Olá Marcelo, sou aluno de física e ao fazer pesquisas sobre essas décadas descobri esses kits que me despertou um grande interesse sobre o kit, se você puder me enviar por e-mail eu agradeço. meu e-mail: felipemaguiar_3@hotmail.com.
        Desde ja obrigado

      • Marcelo Duarte, eu me interesso pelo material ascaneado, se possivel me envie

      • Olá Marcelo,
        Gostaria de receber o material (coleção integral) escaneada.
        Obrigada!

      • Olá Marcelo,
        Sou associado fundador do Instituo de comunicação e tecnologias educacionais Aprenda.bio

        Sou responsável pela criação de aulas práticas e Kits pedagógicos para aula práticas

        Peço que me envie um e-mail para conversarmos sobre a possibilidade de eu ter acesso à sua coleção.

        Fico no aguardo de seu pronunciamento

        No mais agradeço o contato

      • Olá Marcelo, tomei conhecimento pelas ciências quando esta coleção foi lançada e com meus amigos do antigo ginásio executávamos as esperiências. Gostaria que me enviasse, se possível, o material escaneado. Desde já agradeço.
        Obrigado,

      • Caro Sr. Marcelo Duarte.

        Caso você já possua a coleção escaneada, seria possível enviar-me? Meu e-mail: gerbilkan@gmail.com
        Agradeço de pronto sua atenção.

      • Olá Marcelo,
        Me formei em bioquímica e sou professora de ciências para o ensino fundamental e biologia no ensino médio e pretendo montar um laboratório multidisciplinar. Gostaria muito de ter acesso a essa coleção para montar os experimentos dado a riqueza do conteúdo. Seria possível enviar-me?
        Muito Obrigada.
        Ellen de Carvalho
        e-mail: ellencarvalhomed@gmail.com

      • Prezado Marcelo,
        Como todos os que aqui estao, “Os Cientistas” foram provavelmente a razao pela qual eu me dediquei as ciencias como adulto. Sou matematico mas ainda 40 anos depois de ter “brincado” religiosamente com os kits eu ainda me lembro vividamente e com saudade daquele periodo e da excitacao de esperar pelo “proximo kit”.

        Eu te agradeceria imensamente se voce pudesse me mandar os “scans” dos manuais.
        Meu email eh” ptperes@gmail.com
        Atenciosamente,

        Paulo Peres

      • Marcelo Dauarte, necessito os manuais de instruções das seguintes edições: 22 Bernoulli; 21 Liebig; e 13 Cavendish, se você puder enviar-me ficarei muito agradecido, Marley mclcasas@outlook.com.br

  3. Olá!
    Eu morava em São Paulo nos anos 60 /70s (minha escrita portuguesa já não é boa o bastante) e tive o privilégio de “brincar” com a “coleção completa de “Os Cientistas”. Era a coleção mais surpreendente. Me recordo de procurar as pequenas caixas nas bancas do meu bairro e corria pra casa para abri-las logo. Que emoção! O microscópio e a escala eram destaques, mas eu igualmente lembro de filtros coloridos para produzir experiências com luz/cor [Descartes].
    Meu interesse evoluiu e me foi presenteado um conjunto de química que vinha com um queimador de Bunsen, muito Permanganato de Potássio, etc. (I’ l AMA considerar um retrato dessa – nenhuma idéia o que foi chamado). Também freqüentava na época uma Casa de Química e vidrarias “Veado D’ Ouro”, um lugar incrível na Rua São Bento lá no centro onde eu comprava mais produtos químicos e nas casas Fretin, que era próximo para comprar instrumentos menores. Eu era muito pequeno, mas muito esperto, e os assistentes das lojas deviam imaginar que era uma criança estranha. Dias felizes…
    Agora, vivo em Londres e trabalho com artes, mas a coleção “Os Cientistas” teve um papel enorme em minha vida. Nunca me esquecerei daquelas caixas pequenas.
    Este blogue me fez sorrir. Obrigado pelas recordações.

    Marcelo
    Londres – Reino Unido

    PS: Naquela época também tive um kit chamado: Engenheiro Eletrônico Alguém se recorda dele?

    Hi,
    I was brought up in São Paulo in the 60s/70s (my Portuguese writing is no longer good enough) and had the privilege of “playing” with the complete “Os Cientistas” set. It was the most amazing collection. I remember looking for the little boxes on the magazine kiosk, getting it home and opening the box. What a thrill! The microscope and the scale were highlights, but I also remember some colour filters, to produce experiments with light/colour. My interest evolved and I was given a big chemistry set with Bunsen Burner, and a lot of Permanganato de Potassio, etc (I’l LOVE to see a picture of that – no idea what it was called). I used to go to Boteca Veado D’Ouro, an incredible place in Rua São Bento(?) to buy more chemicals and Casa Fretin, nearby, to buy little instruments. I was very small, but really keen, and the shop assistants must have thought I was a “weird kid”. Happy days…

    I now live in London and work in the arts, but Os Cientistas played a huge role in my life. i will never forget those little boxes. This blog has made me smile (and cry!). Thank you for the memories.

    Marcelo
    London UK

    By the way, I also had something called “Engenheiro Eletronico” – anybody remembers that?

  4. Fiz algumas dessas experiências no fim dos anos 80. Não há dúvidas quanto aos efeitos duradouros que elas exerceram em minha formação e curiosidade científica.
    Também gostaria que houvesse uma reedição. Quem sabe assim despertaríamos mais interesse pelas ciências em nosso país.

    • Olá,

      curso física pela UFBA, sua observação é legitima
      os calouros ficam inquietos até terem a oportunidade de
      conhecer os laboratórios de pratica.
      vamos ter essa coleção de volta custe o que custar.

      abraços

  5. Parabéns, Carlos Alberto, que trabalho magnífico! Essa Internet, e pessoas como você, merecem ser “endeusadas”! Quem diria que, um dia, isto estaria disponível desse modo para nós admiradores da maravilhas da década de 1970? Avante!

  6. Caro Carlos Alberto,fico muito feliz com a sua iniciativa e conte comigo para colaborar com o retorno desta importante coleção. Parabéns ! Quanto aos originais me interessa alguns dentre estes: Einstein, Cavendish, Volta, Descartes, Faraday, Lavoisier, Pascal e Torricelli, Arquimedes, Galileu, Ampere e Ohm, Boyle e Hooke.
    Se for possível, informe-me quais destes citados você teria disponível. E me interessaria também os fascículos. Abraços.

  7. Também tive esta coleção, por intermédio do meu pai. Apenas alguns volumes, mas me fez ser um apaixonado pelas ciências.
    Lendo este blog tive uma idéia e enviei solicitação para a Editora De Agostini, famosa por editar várias coleções em bancas. Quem sabe não temos alguma novidade interessante em breve e poderemos rever esta coleção fantástica?

  8. Caro Carlos, também contatei a Editora Abril e reiterei a importancia do relançamento desta coleção e o grande desejo da Comunidade Universitária e dos estudantes do Ensino Médio. O Lobby está aumentando ! E isso é muito bom ! Abraços,

  9. Tenho certeza de que as editoras verão o enorme potencial dessa admirável coleção. A busca em saber mais sobre o nosso Universo está crescendo exponencialmente no país, principalmente nestes últimos anos. Essa maravilhosa coleção precisa voltar às bancas. E quando voltar, eu mesmo batalharei para divulgá-la ao máximo, para que outras coleções desse porte possam igualmente aparecer e florescer no país.

  10. Ola, cambada nerd da velha quarda… hehehe

    Eu estava justamente tentando verificar na Net se alguém teria algumas dessas caixas ou facículos guardados no porão para vender e, grata surpresa, descobri esse blog… não sou o único!!! Eu tenho mais ou menos guardado comigo 20 ítens, porém incompletos ou já degradados, tanto pelo uso como por “velhice”. Meu interesse é que agora (com tempo) estou montando um LAB nos fundos de casa, só para ter o prazer de recriar essas experiências e outras que anseio a anos fazer.

    Como os colegas eu também tive o privilégio de ganhar do meu pai essas “caixinhas mágicas”. Infelizmente por meu pai ser uma pessoa de “humor instável” com seu filho, não pude chegar nem na metade de todas as experiências. :-( Mas posso dizer que foram os melhores momentos da minha adolescência desenvolver e conseguir entender o porquê das coisas serem como são. Por conta disso, ganhei a classificação de “CDF” da escola (na época não existia ainda o conceito de “nerd”). Também posso dizer que graças a essa IMPORTANTÍSSIMA E INESTIMÁVEL influência eu pude cursar Eletrotécnica na ETFSP e ao mesmo tempo Eletrônica na Oswaldo Cruz. Essa coleção literalmente me salvou do desemprego e mesmo me ajudando a passar em concursos públicos, nos tempos de pior crise de desemprego que se viu a partir de 1980. Se for organizado uma manifestação na Paulista EXIGINDO o retorno dessa maravilhosa coleção, eu sou o primeiro da fila fazendo o maior escarseu para sensibilizar a sociedade.

    abraços, e espero ter contato pessoal com os colegas.

    • Olá Augusto, tinha a maior inveja de você ter estes kits e eu não poder tê-los pois meus pais não dispunham de recursos. Poderia no entanto entrar em contato p/ lembrarmos algumas experiências que passamos no saudoso Reynaldo Porchat?
      Abraço,
      Alberto

  11. Prezados Cientistas da velha guarda, Alguém tem KITs para negociar ? Estou comprando. responder pelo BLOG. Abraços, Mauro Taddeo

  12. Caro Carlos Alberto, meus parabéns pela iniciativa. Fui também uma priveligiada criança que teve acesso aos kits de “Os Ciêntistas” e defendo como você uma reedição. Peço a gentileza ao colega Marcelo Daurte que se ainda tiver os manuais dos experimentos escaneados me envie também (padsantos@hotmail.com).
    Abraços a todos

  13. Prezados Cientistas colegas da velha guarda, Alguém tem KITs para negociar ? Estou comprando. responder pelo BLOG. Abraços, Mauro Taddeo

  14. O Instituto Aprenda.bio desenvolve materiais didáticos para o ensino de ciências e biologia, e entre livros, jogos e projetos, também desenvolvemos Kits Pedagógicos de fulcro experimental, de acordo com o plano de aula de cada escola que atendemos… para saber mais acesse http://www.aprenda.bio.br, ou sac@aprenda.bio.br

  15. Parabéns pela iniciativa. Tomara que os novos tempos também tragam boas lembranças aos nossos filhos e aos nossos netos, como as que eu experimentei revendo Os Cientistas. Essa coleção foi decisiva para a minha profissão. Graças a influência dela, me graduei em engenharia química e me formei como pesquisador. Até na faculdade esses kits me ajudaram, e muito. Pena que se foram… Mas as lembranças, graças a Deus, reviveram aqui.
    Parabéns novamente. Quisera as gerações de agora pudessem receber tal ou semelhante influência.

  16. Agradeço imensamente pela sua iniciativa. Também tive a coleção quando pequeno, mas nada restou. No momento, o colégio de minha afilhada está pensando em montar um laboratório de ciências e eu pensei em sugerir usar esta coleção como base. Por conta disso, estou atrás de cópia dos fascículos e manuais dos kits, já que o material pode ser reproduzido com mais facilidade.
    Eu vi a oferta do Marcelo Duarte e concordo com sua posição de ele enviar o material para o blog, para que fique disponível para todos. Entretanto, ou eu não consegui achar, ou ainda não está disponível. Gostaria de saber se tem alguma novidade sobre isso. Já consegui alguma coisa no site “Ciência na mão”, mas lá não estão todos.
    Um forte abraço a todos e boa sorte na campanha pelo retorno da coleção.

  17. Olá para todos! Na época em que os kits eram vendidos em banca, eu, com 6 anos, já me interessava por ciência. Porém não pude comprá-los. Vinte e cinco anos depois, fui presenteado com 49 kits intactos. Quero me juntar ao grupo, para reivindicar a reediçao dessa coleção que, certamente direcionou para o bem, a vida de muitos.

    • Prezado Marcus Vinicius, Vc tem algum destes KITs para negociar ? Estou comprando. responder pelo BLOG. Abraços, Mauro Taddeo

      • Oi Mauro! Desculpe a demora em ver seu email aqui.
        Me diga o que você quer, diretamente para o meu email indicado aqui, e vamos ver se chegamos a um acordo.

  18. Olá pessaoal de Os Cientistas !!! Tambem fui outro privelegiado que teve acesso a esta maravilhosa coleção, resta-me hoje apenas o 1º livro da coleção encadernado, o resto se perdeu com o passar dos anos, mudanças de casa, etc. Sou Farmacêutico por formação e possuo uma Farmácia de Manipulação a 26 anos, e como outros amigos gostaria de resgatar este maravilhoso período da minha vida, e se possivel receber de alguem que faz parte deste blog este mesmo material escaneado, e desde já um grande abraço a todos que vivenciaram estes experimentos inesquecíveis !!!!!!

  19. Eu gostaria de ter essa coleção escaneada também. Foi graças a ela que decidi ser Físico. Agradeço!

  20. Prezados colegas, Alguém tem algum destes KITs para negociar ? Estou comprando. responder pelo BLOG. Abraços, Mauro Taddeo

  21. olá Mercelo, será que vc pode me enviar o kit? sou grande fã de ciência. meu e-mail é camila.bepu@hotmail.co

  22. Caro Marcelo que bom que você possui estes manuais digitalizados, como todos tive também esta coleção, veja qual o custo e remeta para o meu e-mail vainertavares@ig.com.br

  23. Prezados colegas, Alguém tem algum destes KITs para negociar: Einstein, Cavendish, Volta, Descartes, Faraday, Lavoisier, Pascal e Torricelli, Arquimedes, Galileu, Ampere e Ohm, Boyle e Hooke ? Estou comprando. responder pelo BLOG. Abraços, Mauro Taddeo

  24. Prezados colegas, Alguém tem algum destes KITs para negociar: Einstein, Cavendish, Volta, Descartes, Faraday, Lavoisier, Pascal e Torricelli, Arquimedes, Galileu, Ampere e Ohm, Boyle e Hooke ? Estou comprando. Responder pelo meu e-mail também mauro.taddeo@ig.com.br. Abraços, Mauro Taddeo

  25. Gostei muito dos velhos e bons tempos.
    Gostaria de saber se vai ter de novo.
    abs

  26. Consultei o google por achar super necessário a volta dessa coleção nas bancas, meu filho deveria ter o direito de conhecer a ciencia como eu conheci, pois me foi muito útil todo o aprendizado que tive com a coleção ( nem minha era, era de meu irmão mais velho), tenho enviado e-mails para a Abril, mas sem sucesso, peço a todos que façam o mesmo. Não sei a quem pertençem os direitos autorais, mas seria de utilidade pública a liberação para uma nova edição. Abs a todos.

    Mario Ferro -SP

  27. tenho algumas revistas aqui vocês tem interesse em comrpar?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165645015-7-revistas-da-coleco-os-cientistas-_JM

  28. Estou …sem palavras!!! Mas, feliz! Vocês não imaginam a emoção que senti ao “descobrir” esse blog!
    Apesar de ser algo “caro”, para meu pai, sempre que saía uma caixinha de “Os Cientistas”, ele trazia para mim. Eu ficava ansiosa, aguardando para completar o tão sonhado microscópio! Lembro-me exatamente o que senti ao ver na lâmina, as células da batata!! Azul de metileno e outros corantes e reagentes que vinham nas caixinhas.
    Foi graças a essas “caixas dos meus sonhos”, que hoje sou Professora de Ciências e apaixonada pela mesma.
    Sempre contei para meus filhos e alunos sobre essa coleção. Agora poderei mostrá-la.
    Obrigada!
    Infelizmente não possuo mais nada devido a um problema que tivemos no sotão e tudo se perdeu com a chuva.
    Mas, espero que possam resgatar esse tesouro das Ciências!E contem comigo!
    Abraços fraternos,
    Regina Gomes.

  29. Prezados colegas, Alguém tem algum destes KITs para negociar ? Estou comprando. Abraços, Mauro Taddeo

  30. Caros cientistólogos,

    Poderíamos fazer uma representação frente à editora Abril para que eles estudem uma forma adequada, atualizada e revista de uma reedição de “Os Cientistas”.
    Infelizmente não consegui completar toda a coleção (faltou uns 20%). No entanto, consegui as biobrafias em um sebo. Tenho as caixas de isopor e os manuais.
    Vamos nos unir!
    Podemos contar com uma ajuda muito influente, O prof. Herch Moysés Nussenzvieg, atualmente na UFRJ. Ele já se reuniu com Civita e estão tentando viabilar, com ajuda do MEC.(Zorzetto, Ricardo. 2010, entrevista ‘Além do arco íris’,Ciência e Tecnologia Pesquisa FAPESP, n 173,p 10).
    Mandem emails para o reporter.

    Vamos fazer diferença,

    Raia

    • Caro Raia, concordo plenamente com seu plano de ação. também consegui os 03 volumes completos em um sebo e adquiri alguns kits também. Conte comigo. Abraços.

  31. Prezados, o Instituto Aprenda.bio já está tentando uma parceria com a editora abril desde nov-10 para o referido relançamento, porém nosso projeto prevê algumas atualizações, revisões e novas possibilidades, como a inclusão de outros cientistas renomados mais atuais e suas experiências básicas. Assim contribuiremos com a construção do conhecimento científico de maneira completa e esperando que as novas gerações possam com esse contato superar e inovar, sempre…
    Vamos mantê-los informados sobre a possibilidade de relançamento, e tb vamos precisar da ajuda de vcs com sugestões… o que acham… vamos continuar torcendo para que a parceria se concretize.. Abraços e que Deus os Abeçoe…

  32. Caros Colegas,

    Para todos que querem a volta da COLEÇÃO, seguem endereços para contato e solicitação deste relançamento:

    colecoes@abril.com.br

    Beatriz.Queiroz@abril.com.br

    Fabio.Carvalho@abril.com.br

    moyses@if.ufrj.br

    hmoyses@globo.com

    presidente@abc.org.br

    Sugiro o envio de e-mails de endosso a este projeto.

    Vamos repercutir o tema.

    Boa Sorte !

    Abraços,

    Mauro Taddeo

  33. Prezados colegas, Alguém tem algum destes KITs para negociar ? Estou comprando. Abraços, Mauro Taddeo mauro.taddeo@ig.com.br

  34. Só posso dizer que saudade!!!!!
    Tomara que alguma editora ao invés de lançar alguma porcaria, como fazem atualmente,editem de novo a coleção.

  35. oi. eu tenho 15 anos e quando fiquei sabendo desse coleção me apaixonei, sera que alguém nao poderia enviar os manuais para o meu e-mail(tui_siegel@hotmail.com)? acho que alguma editora deveria relançar essa coleção. obrigado

  36. Oi, eu tenho 15 anos e quando fiquei sabendo dessa coleçao quis comprar :( mas ja que nao da, será qeu alguém poderia me enviar por e-mail (tui_siegel@hotmail.com) os manuais? ficaria muito grato, obrigado.

  37. [...] As fotos desse post foram retiradas de um blog bastante interessante sobre a coleção Os Cientistas : http://oscientistas.wordpress.com [...]

  38. Olá pessoal! Sou professor de Biologia e no colegio que eu trabalho tem umas caixas de madeira (Fisica, Biologia, Quimica) com muito material para experiencias. Mas não tem nenhum manual. Gostaria de utilisar esse material. Se alguem tiver os manuais ou puder me informar onde consigo, agradeceria.

  39. Lembro-me com saudades da coleção “Os Cientistas” que praticamente completei.
    UM experimento que achei muito bem planejado foi a síntese da água de Cavendish, outro a Conservação da Matéria de Lavoisier e o Efeito Fotoelétrico de Einstein.

    A Coleção foi muito importante. Muitos cientistas brasileiros encontraram sua vocação nesta coleção!!!

  40. Olá pessoal!
    Consegui uma cópia digitalizada do Manual de Experiencias desse kit. Está disponivel em:

    http://www.4shared.com/file/ehYe79Mu/Os_Cientistas_-_Van_de_Graaff_.html

    Baixei também os outros 21 manuais digitalizados disponiveis em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=coci&sort=titulo&pag=1

    Os experimentos são simples e muito bem planejados e apesar de não serem mais fabricados os kits, as experiencias sugeridas podem ser reproduzidas comprando-se material no comercio e se construindo alguma coisa que faltar. Mesmo o gerador Van de Graaff pode ser feito sem maiores dificuldades, assim como muitos dos componentes dos kits das experiencias que ja estudei. Em termos educacionais (seja educação formal, seja na auto educação), o próprio ato de construir os aparelhos pode vir a fazer parte do processo.

    Gostaria de pedir encarecidamente a quem tiver os manuais de experiencias além dos disponiveis nesses links que ajudasse escanando os mesmos e disponibilizando para todos.

  41. Ola Amigos…meu nome é Claudio sou professor de biologia e química e a coleção “Os cientistas” foi um verdaeiro professor, aprendi muito em minha época de colégio e muito do penso saber hoje eu devo a essa coleção. Infelizmente não tenho mais os manuais e eu gostaria muito que alguem me ajudasse a te-los novamente. Cópias ja seriam bem vindas.
    Um abraço

  42. Boa noite pessoal!

    Para quem precisa de alguns dos manuais da mais deliciosa publicação sobre ensino de ciências, está disponível na seguinte url:

    http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=coci

    Mesmo alguns constam como em construção (under construction), assim mesmo, tem material em pdf nos referidos link’s.
    Att.
    marcelo duarte

    • Ok, Marcelo. Mas você disse que possuia a coleção completa, não foi isso? Não haveria possibilidade de você enviar os fascículos e manuais escaneados que estão faltando para eles poderem disponibilizar tudo?
      um abraço

  43. ola pessoal, eu colecionava o kit, ele foi o que me incentivou muito a amar
    o mundo cientifico, no qual estou inserido hoje, por isso acredito na sua grande
    Importância para nossa juventude. espero que o projeto seja retomado, eu ficaria
    muito feliz e voltaria a comprar ele novamente para usar com os meus alunos.

  44. Olá, sou professor de Química e Ciências e colecionei parte do material. Até o ano passado ainda tinha guardado a caixinha com lâminas de microscopia que doei para uma amiga professora de Biologia.
    Se publicarem novamente esse kit desejo adquirir todos.
    Abraços,
    Aristóphio Alves Filho.

    • Oi Aristophio,

      Acho difícil que a coleção seja recriada da mesma forma por diversas razões. Vamos manter os dedos cruzados, há um esforçao do qual faço parte para trazer algo semelhante.

      Newton

  45. quero o nome de todos os fisicos que contribuiram com a eletricidade. obrigado!!!

  46. oi meu nome é jaqueline e tenho 14 anos
    adoro ciencias e já decidi minha carreira no futuro, farei faculdade de fisica!
    o que eu não daria para nascer antes e ter visto esse maravilhoso kit!
    adorei conhecer m pouco da história da ciencias no brasil!
    queria que fosse lançada um remake desses kits eu com certeza teria todos.

    • Jakeline,

      Muito bom. Estamos tentando trazer kits semelhantes. Se você tiver interesse em algum em especial, me fale, pois temos todos e podemos lhe ajudar.

      Newton

  47. Srs., na época só pude aduirir os primeiros cinco Kits, fiquei decepcionado por não ter conseguido comprar o restante, hoje por curiosidade pesquisei na internet e achei vocês, que maravilha!
    Gostaria que me enviassem tudo o que for possível a respeito desta maravilhosa coleção,
    Obrigado.

    • Samuel,

      As informações estão aqui neste site que o Carlos preparou e nós ajudamos um pouco. Se você tiver pergunta específicas, por favor, nos envie.
      Newton

  48. Eu ganhei esse kit de um pai de uma professora minha, e ele veio quase completo!
    gostaria que alguém me mandasse um e-mail informando como se faz a s experiências, pois o kit não veio com manual!
    obrigado!
    meu e-mail é: pedro_junior_15@hotmail.com
    agradeço!

    • Oi Pedro,

      Fico contente que tenha se interessado pela ciência e por estes kits. Se você puder me dizer qua kit é, eu lhe envio uma cópia do manual. Lendo sua mensagem lembro de mim mesmo aos 12 anos quando estes kits surgiram e meu pai trazia da banca de jornal.

      Newton

  49. Fiquei muito contente em encontrar este blog. Eu colecionei até o Boyle. Se não me engano, o primeiro kit era sobre Newton. Bons tempos. Essa coleção foi muito boa para eu formar uma visão do mundo. Estava com 12 anos na época. Vivo no Japão hoje. Espero que lançem novamente a coleção. Obrigado pela iniciativa do blog.

  50. eu tambem agradeço a essa epoca com todos esses kits,tenho alguns livros e manuais das caixas,tambem estou vendendo no mercado livre um microscopio na caixa dessa epoca.

  51. Está mais do que na hora de reeditar essa coleção

  52. EU TENHO O MICROSCOPIO EM EXCELENTE ESTADO,ALGUEM TEM IDEIA DE QUANTO POSSA VALER.TBM SOU TOTALMENTE A FAVOR DO RETORNO DA COLEÇÀO.

    • Meu caro, microscópios similares novos e com muito mais recursos, no mercado, custam em média R$70,00. Considerando o caráter “histórico” deste de OS CIENTISTAS, sugiro não mais do que R$50,00. Abraços.

  53. Tenho o privilerio de ter todas aquelas caixinhas de isopor do começo da bela coleçao e um detale os experimentos nuncam foram realizados nunca tirei nd da caixinha de isopor. E estar mt bem conservado algumas coisas parecem estar começando a criar ferrugem mais nd q um belo produto quimico n resolva e isso ai galera abrass

  54. NEWTON…BOM DIA
    COLOQUEI UM COMENTARIO MAS NÃO OBTIVE RESPOSTA….SERIA POSSIVEL UMA AVALIAÇÃO SOBRE O QUANTO PODE VALER O MICROSCOPIO EM OTIMO ESTADO……..OBRG

    • Meu caro, microscópios similares novos e com muito mais recursos, no mercado, custam em média R$70,00. Considerando o caráter “histórico” deste de OS CIENTISTAS, sugiro não mais do que R$50,00. Abraços.

  55. Hello to every body, it’s my first go to see of this webpage; this blog includes amazing and actually good material for visitors.

  56. I used to be recommended this blog through my cousin.
    I am not positive whether or not this put up is written by way of him as no one else recognise such detailed approximately my trouble.
    You are incredible! Thank you!

  57. Alguem se lembra do mini laboratório de experiencias cientificas EUREKA! que era do mesmo molde de OS CIENTISTAS e que saiu perto do fim do ano de 1983 ( eu acho )? Era da Abril e da FBDE….
    Tinha manual pequenininho e experimentos bem feitos, e eu tenho alguns kits desta coleção – cerca de dez sobreviveram! Alguem se lembra dele?

  58. O EUREKA era só experimento puro e não tinha biografias em fascículos.
    Eu montei e reinventei várias experiências daquelas caixas, que eram de papelão e estojo de plástico reciclável…maneiro!!!

  59. Por causa da ciencia em kits e de laboratórios juvenis da Guaporé, além de Eureka e Os Cientistas, amei o estudo racional e questionador das coisas. Isso aos dez anos, e já começava minha revolução mental científica. Estou em liberdade completa quando pesquiso e estudo ( até hoje, com 50 anos e sem muitos cabelos brancos) e ainda tenho comigo uma oficina de eletrônica, mecatrônica e instrumentos bacanas como microscópio de 600x, telescópio de 100x, câmera fotográfica digital, osciloscópios, VOMs vários e teclado MIDI ( adoro som e rock! ) – além de milhares de componentes e farto material de sucata e fiação! Um jardim também…
    Devo tudo isso à iniciativa da Abril e Funbec, das escolas técnicas que estudei ou laboratórios de toda espécie, numa vida dedicada à leitura de livros e magazines americanos de Science, se é que me entendem…

    Na última vez que escrevi para vocês fui banido ou deletado do espaço. E é verdade que isso procede? Pôxa, também sou cientista domingueiro e dedicado e bem que poderia dar aulas sobre 40 anos de aprendizado num país tão despuperado como o nosso Brazyl! Fazer o quê?

  60. Olá Marcelo, sou professora de Biologia e Ciências e gostei muito desse kit será possível mandar um cópia por meu e_mail:
    pokarontas9999@yahoo.com.br

  61. Sou professor de química e fiquei interessado na coleçao scaneada. Agradeço se puder me enviar.

  62. Caro Sr. Marcelo Duarte.

    Caso o Sr. já possua a coleção `OS CIENTISTAS` escaneada Manuais e biografias, seria possível enviar-me por e-mail?

    Meu e-mail: rinaldo_albuquerque@yahoo.com.br

    Venho tentando recompor este acervo, mas devido a escassez do material só consegui escanear 15 fascículo biográficos e poucos manuais …. eu diria 05 para ser exato. Tenho a intenção de compartilhar tal material com a biblioteca da minha escola.
    Agradeço de pronto sua atenção.

    Att Rinaldo Albuquerque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 59 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: